"A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”Karl Marx
Robin Cook
Análise da capa: não há muito o que analisar, só peço que não julguem este livro pela simplicidade da capa. É um dos melhores livros que já li.
Sinopse
Sean Murphy é um jovem e promissor estagiário do famoso Forbes Cancer
Center, especializado no tratamento de um tipo raro de cancro cerebral.
Quando ocorre a morte de uma menina, vítima de meuloblastoma, Sean, que
já vinha estranhando o elevado número de doentes que revelavam uma
notável cura, desconfia de que se passa algo de errado e decide
investigar. Ainda sem imagina que, ao tomar esta decisão, está a pôr em
risco não só a sua carreira, mas também a sua própria vida, apercebe-se
de que as suas investigações não são bem aceites por todos e de que
está a ser vigiado pela atraente enfermeira Janet. Mesmo assim não
desiste de procurar a verdade. Depois de dar conta de que todos os
doentes curados desfrutam de uma boa condição econômica, fica ainda a
saber que é no próprio centro que os doentes contraem a doença.( crédito da sinopse: Skoob)
Ficha técnica:
Título: Terminal
Autor: Robin Cook
Formato: brochura
Editora: Editora Record
Páginas: 366 páginas
ISBN: 85-0104-108-4
Novamente, minha professora me indicou este livro para ler: Terminal, do Robin Cook. Muitas pessoas podem julga-lo pela simplicidade da capa em alguma edição só que ela não define o conteúdo do livro, que prende o leitor desde o começo do livro, já nos conduzindo pelo enredo cheio de mistérios e farsas.
Sean Murphy é um homem encrenqueiro mas muito inteligente, se tornando um brilhante oncologista formado em Harvard. Ele estava em fase de pesquisa num hospital de Boston, quando recebe a chance de pesquisar um novo tumor no Forbes Cancer, centro de referencia dessa doença no mundo. Chegando lá Sean terá de lutar pela própia vida, já que existem pessoas desejando esconder o que ele descobriu.
Sean e Janet, o casal da trama nos propocianam momentos para dar boas gargalhadas, e nos descontrair do clima de suspense e terror presentes do começo ao fim. Cook é médico, então teve uma grande facilidade em descrever os metodos e os assuntos abordados no livro, que muitas vezes remetem a uma ciência complexa, mas que nos faz entender com palavras simples.
É necessário estar atento a cada informação presente no desenrolar do enredo, muitas vezes a solução do enigma já nos foi dado( só que menos sintentizado) e não fomos capazes de resolve-lo. Há cenas de terror, que me faziam lembrar Stephen KIng, assim como há cenas de perseguição e ação, todas escritas de forma eletrizante.
Muitas revelções nos fazem prender o fôlego e reler o trecho, só para garantir que não lemos errado. Nesse livro, a história nos leva a desconfiar de qualquer teses, a duvidar dos nossos própios preceitos, mostrando que coisas absurdas são cometidas de proposito só para alimentar as ambições de alguém. Existem sentimentos envolvidos, de uma forma geral Cook faz um sintese do comportamento humano em várias dimensões.
Sean também tem seus problemas emocionais e descobrir as razões do seu comportamento imaturo nos faz entender porque, o ambiente social define o caráter de alguém. Na verdade, ele muitas vezes se parece com um adolescente de 16 anos.
A história prende os leitores devido so suspense, cada capítulo nos deixa ávidos para ler mais e mais e desvendar os mistérios. E nos deixa apavorados ao descobrir. O final é carregado de emoções, não para chorar, mas para chocar e surpreender. E Sean nos prova que qualquer um pode mudar o jeito de ser, é só querer.
Sinceramente, depois desse livro, fiquei com receio de ir no hospital. Recomendo Coma do mesmo autor, que criou polêmica nos EUA e redução nos números de doação de orgãos.
Só lendo para descobrir porque.
Classificação: 4/5
Boa leitura!


Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir