Ponto de Impacto

Datilografado por: Leeh Lopes
Resenha: Ponto de Impacto , de Dan Brown


"Não há segredos que o tempo não revele."
                                  Jean Racine
Dan Brown




Capa do Livro
 
Análise da capa: a capa em si faz uma síntese do principal cenário tratado no livro, mostrando uma obscura geleira ao longe.

Ficha técnica:
Título: Ponto de Impacto
Páginas: 448
Autor: Dan Brown
Formato: Brochura
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296011

Sinopse

 Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita a descoberta para contornar uma série crise econômica e de credibilidade, gerando sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial. Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de Inteligência Rachel Sexton para o local. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta com uma profunda revelação. Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos, ela e Michael são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.

( fonte da sinopse: Skoob)


Quando as pessoas falam de Dan Brown, geralmente só comentam sobre os maiores sucessos editoriais dele que foram O Código da Vinci e O Símbolo Perdido, o nome dele bem que poderia ser Dan " Código da Vinci" Brown. Em uma resenha na internet, vi alguém chamar Ponto de Impacto de o " patinho feio" de Dan, justamente porque seu lançamento foi eclipsado por Código da Vinci  e Anjos e Demônios.
Sou uma pessoa que não julgam pelas opções das massas. Sobre conspirações  e ordens secretas, segredos na igreja Católica e histórias secretas e ocultas se veem aos montes no mundo editorial, e penso que os de Dan fizeram tanto sucesso porque ele soube trabalhar muito bem a ideia. Só que gostei bem mais de Ponto de Impacto.
 O livro trata das instituições pertencentes ao governo dos Estados Unidos da América e os ramos e estratégias da política externa e interna desse país. O autor expôs de forma" impactante" e reveladora como agem os políticos e as instituições de fachada desse governo. E foi isso que marcou Ponto de Impacto o tempo todo nos são feitas revelações que nosso professor não nos contaria numa aula de geopolítica. Logo no primeiro capítulo somos apresentados a um mistério que começa a nos deixar desconfiados da trama desde o inicio. Pode não fazer sentido, mas com o desenrolar da trama vamos percebendo que Dan entregou logo de cara a solução do mistério, nós que não percebemos isso. Por isso, é muito importante ficar atento a todas as informações que nos são passadas. E ficar atento em cada personagem, é uma característica de Dan Brown nos surpreender e deixar-nos de olhos arregalados, praguejando sozinhos com um livro na mão, nosso sonho de ser o "sabe-tudo" espertinho nos livros dele não se tornam realidade.

           
No segundo capítulo, depois da dúvida deixada pelo primeiro, somos apresentadas a inteligente Rachel Sexton, analista de informações do NRO( Escritório Nacional de Reconhecimento). Ela trabalha para o governo dos EUA, que durante o livro tem um carismático presidente chamado Zach Herney. Só que o pai dela é um senador da oposição, que se candidatou à  presidência e é o principal oponente do atual presidente. Rachel não se dá muito bem com pai, e durante um almoço com este ela recebe um código secreto que exige que ela se encontre com o diretor do NRO, William Pickering. Este logo lhe avisa que o presidente quer vê-la pessoalmente. Ao encontra-lo num avião militar, ele lhe revela sua estratégia para ganhar a eleição, já que os milhares de fracassos da NASA ameaçam derruba-lo do poder, e conta com a ajuda de Rachel para derrubar seu próprio pai. Mesmo sem lhe explicar toda a situação, Rachel é levada à geleira Milne, onde uma ultrassecreta pesquisa da  NASA está sendo finalizada, e pode mudar os rumos da história, da ciência, do mundo e do resultado de uma eleição. Mas, vai trazer nefastas consequências numa trama de perseguições e luta pela sobrevivência no meio do nada.   

A narração flui muito rápido, de forma que lemos boa parte do livro em muito pouco tempo e é em terceira pessoa do singular, não fincando cansativa em nenhum momento. Com personagens bem explorados, não deixando a obra superficial e nem distante dos acontecimentos, levando o leitor a se aprofundar e vez por outra ser enganado pelas artimanhas do escritor. 

O livro já começa listando os fracassos vergonhosos de uma NASA que já foi triunfante e reconhecida. As perdas onerosas, investimentos públicos enquanto há um grande índice de desemprego no país , escolas sem professores e a NASA desperdiçando dinheiro. Uma característica meio que irritante é que os capítulos sempre terminam de forma a nos instigar a ler mais, nos fazendo prender o fôlego esperando pelo pior, várias suposições passando pela nossa cabecinha. Logo no inicio, na nota do autor, Dan já vai logo dizendo que o NRO,  a Força Delta, que persegue os personagens centrais da trama, e os métodos narrados são reais. De uma forma bem descontraída, Dan explica os métodos científicos e  militares apresentados durante a leitura, numa linguagem muito acessível e de fácil entendimento. Penso que se fosse um especialista de linguagem rebuscada, não entenderíamos nada, mas de uma forma bem simples o autor nos faz entender tudo sem perder muito tempo narrando e descrevendo muita coisa que seria desnecessária. 
geleira do Milne.
A profundidade com que os personagens são tratados, chegam a nos fazer pensar que são reais. Eles nos cativam, nos geram ódio e repulsa, para depois nos decepcionarem e gerarem uma confusão de sentimentos. Mediante minha leitura, os melhores personagens são Michael Tolland, Marjorie Tench, Corky Marlinson e William Pickering. Para ajudar na pesquisa Herney convidou vários cientistas, e entre eles há de  profissionais com doutorado em Harvard a civis, como Rachel. E todos estão ao mesmo tempo assustados com o resultado da pesquisa e ansiosos para revelarem-na ao mundo, principalmente os que apoiam a NASA, já que essa pesquisa pode mudar a reputação manchada e fracassada da NASA.  É impressionante as formas  como o escritor descreve as táticas políticas, as confusões sentimentais, e , principalmente, os métodos militares e as várias formas de matar alguém, que nos deixam apavorados sobre a perspectivas de estar no lugar dos personagens.

De uma forma muito descontraída Dan e seus personagens discutem sobre a existência de  vida fora do planeta terra. E as teorias dos personagens não vem do nada, mas tem fundamento científico na teoria da PANSPERMIA. É assustador, mas ao mesmo tempo gera uma desconfiança. Não ficou uma coisa fantasiosa, na qual não acreditaríamos ao ler. Eu pelo menos pensaria no caso.
A narração se intercala entre os pensamentos e a ótica de visão dos fatos dos personagens centrais, mostrando várias versões e ponto de vista para um único fato, e não sabemos em quem acreditar. Nos sentimos enganados assim como os personagens, tanto com as mentiras pela disputa de poder como pelo fato de o governo controlar as pessoas de forma a obter o que deseja. Não só o governo como as próprias pessoas, nos deixando apavorados com a revelações de até onde vai o caráter humano.
As cenas de perseguição nos deixam prendendo o fôlego, esperando pelo que vai acontecer em seguida. As mortes ocorridas durante a trama são muito bem planejadas, com o intuito de nos provocar emoção. Há cenas muito engraçadas e descontraídas que nos fazem esquecer, por alguns instantes, dos problemas da trama. A revelação do mistério nos deixa boquiabertos e ao mesmo tempo com aquele sentimento de '' por que não pensei nisso ante?" e tudo nos indica que estamos lidando com um vilão inteligente. E que o simples fato de saber o que ele quis tanto esconder pode ser fatal, porque ele sempre sabe onde os personagens estão e o que estão fazendo. Nos deixam em dúvida sobre quem culpar, e não se deixem enganar pelas aparências quando lerem. Mas, alguns desfechos são muito mais que satisfatórios. Só que não dá para gritar " bem feito!" para um livro!
Há uma romance na  trama, os leitores logo vão perceber. Rachel e Michael formam um casal inteligente e carismático, só não entendi porque eles se apaixonaram tão rápido. Mas como eu já disse, não dá para discutir sentimentos. Mas ao mesmo tempo que esse casal desperta nosso carisma, no capítulo seguinte Senador Sexton nos gera repulsa e raiva com suas artimanhas políticas.  E alguns capítulos nos fazem admirar a inteligência de muitos personagens.
A NASA é tratada com um profundidade que nos leva a curiosidade de saber mais. E mesmo quando ela se recupera lá para a metade do livro, algumas palavras na narração de Dan nos deixam desconfiados e logo é revelado que estamos inteiramente certo. Existem momentos que estamos prendendo o fôlego para descobrir tudo logo, e Dan nos deixa curiosos prolongando o momento em que vai revelar tudo de uma vez aos leitores, nos prendendo ainda mais à leitura.
O livro em si traz uma perseguição que dura mais da metade do enredo e não fica cansativo. Norah Mangor, Corky Marlinso, Rachel Sexton e Michael Tolland agora tem de lutar pela sobrevivência. Tem de ser calados, porque descobriram algo que jamais poderia vir a tona. E, quem quer que seja, não relutará em mata-los.
Com um final perfeito, cenas eletrizantes, provocador de vários sentimentos ao mesmo tempo, e revelador, espero que Ponto de Impacto agradem tanto a vocês quanto me agradou.
Boa Leitura!
Classificação: 5/5



Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger