{ RESENHA} O desaparecimento de Katharina Linden- Helen Grant





 

Sinopse:  
No dia em que Katharina Linden desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la com vida. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? Pia está decidida a descobrir o que aconteceu com Katharina. No entanto, quando outra menina desaparece...


Título: O Desaparecimento de Katharina Linden
Autora: Helen Grant
Páginas: 318
Editora: Bertrand Brasil
 
Existem duas palavras que fazer uma sintese de O desaparecimento de Katharina Linden. Brilhante e assustador. Uma estreia celebre  da escritora Helen Grant. É o tipo de história com crianças mas que não é para crianças.
Pia Kolvenbach teria tido uma infância mais tranquila se não fosso o fato de ter ficado conhecida como " a menina cuja avó explodiu". A partir daí ela vira a pária da escola na pequena cidade alemã de Bad Munstereifel, vista como aberração por muitos moradore. E as coisas só pioram quando no dia do Karneval( carnaval para os alemães), em meio a uma multidão, a jovem Katharina Linden desaparece, logo depois de Pia vê-la. E quando outras garotas começam a sumir misteriosamente, a " explosão" da avó de Pia seria o primeiro sinal de uma poderosa maldição e quem esncostar perto dela será amaldiçoado. Numa cidade pequena estamos sujeitos a julgamentos e fofocas, e a maioria dos cidadãos apotam Herr Duster, o rabugento da cidade como principal suspeito.
A narração é pelo ponto de vista de Pia, que narra muito bem, por sinal. Nos conduzindo com detalhes pelo enredo e pela cultura alemã. Aliás, a escritora já morou em Bad Munstereifel( sim, é verídica), e nos presenteia com tantas descrições da pacata vida alemã da cidade que em muitos momentos chegamos a nos perguntar se a história não é real.
Ao ser excluida na escola, Pia se torna amiga do garoto mais impopular dali, Stefan Breuer( mais conhecido como Stefan Fedido), irá acompanha-la nas aventuras pela trama.
Antes da morte de sua avó, Pia foi apresentada por ela a um agradável velhinho, Herr Schiller. Em suas visitas a ele, Pia irá ouvir história de arrepiar, com bruxas, heróis e seres perversos, cujas narrativas irão ajuda-la a desvendar os mistérios que envolvem as meninas desparecidas.
 A narração pode até ser pacata em muitos momentos, mas há alguns que compensam pelo clima gótico, por nos deixar prendendo a respiração, arrancar os cabelos, e momentos aterrorizantes que nos darão medo de apagar as luzes e ir dormir. Trechos que nos dão vontade de gritar.
Lá vai meu consehlho, que ,como pessoa experiente , já saquei em livros de suspense. Nunaca julgue pelas aparencias ou pelo senso comum.
Somos lançados em intrigas, dilemas familiares, desilusões amorosas e aprender em como o passado pode condenar o nosso futuro. Com um final emocioante, digno de aplausos O desaparecimento de Katharina Linden é uma ótima pedida para quem quer grudar os olhos no livro e só largar quando parar de ler.
Avaliação:5/5 
                    Boa leitura!
                                                                                                         
 
 





Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger