Sinopse - Extraordinário - R. J. Palacio
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Edição: 2
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Rachel Agavino
Edição: 2
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Rachel Agavino
"Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola.Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão. Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior." Página 11
Os capítulos são curtíssimos o que faz com que a leitura decorra bem rápido (tipo eu amando) quando se percebe já se leu quase todo o livro, não é um livro cansativo e enfadonho. O livro é divido em partes narrados em 1° pessoa, umas são narradas pelo August outra pela Via (irmã do August), os seus amigos etc, cada um mostrando seu ponto de vista na história. A história é bem legal e até emocionante e acho que independentemente do seu gosto literário você vai gostar pois August é um garoto muito cativante. Só lembrando acho que o livro deveria virar filme.
O livro nos faz pensar nas diferenças existentes e o preconceito impregnado em nosso ser que precisa ser quebrado e romper as barreiras do indiferente, e o nosso olhar com o próximo. August podia não ser belo exteriormente mas sim interiormente, cativante e um menino extraordinário, e sabe? August é um personagem, mas existem vários e vários extraordinários por aí, precisando que não o olhem pelo seu exterior mas pelo seu interior. As diferenças existem para que sejamos diferentes e originais e cada qual com a sua beleza a ser explorada e não o superficial. Como disse August: "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
Avaliação: 4/5


Nenhum comentário
Postar um comentário