Datilografado por: Leila Lopes
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary
decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia
imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato
cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e
brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é
difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os
assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa
quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma
tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os
Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já
estar mais envolvida na história do que gostaria.
( Fonte da sinopse: skoob.com.br)
Ficha técnica:
Título original: City of bones
Título no Brasil: cidade dos ossos
Autora: Cassandra Clare
Páginas:416
Editora: Galera Record
Bem, há muito tempo eu me sentia inteiramento orfã com o fim de Harry Potter. Lia mas vivia a procurar algo com identidade própria, que me fisgasse por inteiro e acabasse co minhas crises de abstinência. Até o dia em que topei com a série Os Instrumentos Mortais.
Os fãs de Harry que leram ou estão lendo hão de concordar comigo: é muito parecido. É compreensível já que antes de ingressar no mercado literário, Cassandra trabalhava com fanfics de Harry Potter. Inclusive, os dois protagonistas desse livro, Clary e Jace, se parecem muito com Gina Weasley e Draco Malfoy.
Bem, a história começa com Clary( Clarissa Fray) e seu melhor amigo Simon, que saem para se divertir numa discoteca de Nova York. Até aí uma vida normal como qualquer adolescente, se naquela noite Clary não tivesse presenciado um assassinato. E o pior de tudo é que só ela viu, e como se não bastasse os assassinos não passam de adolescentes e um deles( Jace Wayland) começa a persegui-la. Sua mãe é sequestrada e subitamente Clary se vê em um outro mundo oculto pela selva de pedra de Nova York, tudo que sua mãe sempre tentou esconder dela. E os adolescente assassinos são Caçadores de Sombras, uma espécie de caçadores de domônios. Revelações atormentadoras serão feitas, que abalarão tudo em que Clary sempre acreditou.
Me surpreendi de forma especial com a narração. É leve e flui muito rápido, envolvendo o leitor desde o começo. Os capítulos tem títulos bem criativos e gostei do fato da autora colocar frases de grandes escritores no livro, uma espécie de mistura de clássico com moderno. Outra coisa bem criativa é o espaço onde se ambienta a história, Nova York, tipo um mundo oculto bem onde há mais gente.
O livro faz uma mistura de ação e suspense. Tem muita aventura durante todo o enredo, fazendo o leitor prender o fôlego. Mas logicamente tem romance, gente se apaixonando pelas pessoas erradas, e muito, mas muito, conflito de sentimento. Cassandra coloca tudo tão bem no papel que sentimos exatamente tudo o que se passa com o personagem. E há partes que dá vontade de atirar o livro contra a parede( não que eu tenha feito isso).
Uma coisa muito legal é que há uma nova luz sobre nosso já tão conhecido mundo de fantasia,Cassandra aborda tudo de uma maneira diferente. Tem lobisomens, demônios esquisitos, vampiros e todos esses seres que conhecemos desde criança. O livro tem uma pegada cool e um estilo meio gótico e sombrio, e no clímax já dá para perceber as batalhas que aguardam o leitor nos próximos livros. Simon e Jace são garotos que divertem o leitor o tempo todo com seus comentários e Clary com sua ironia para superar momentos difíceis.
Os personagens tem personalidades marcantes e são muito bem explorados. Inclusive, há a inserção de gays com papéis que vão marcar toda a trama, decisivos em muitos momentos.
O filme já foi lançado, com Lilly Collins como Clary e Jamie Campbell Bower como Jace. No entanto, achei que a produção cinematográfica não superou as minhas expectivas e não ficou tão legal quanto o livro. Houve excelentes atuações, como a de Jamie que encarnou Jace, mas o roteiro não ficou muito parecido com o enredo do livro.


Nenhum comentário
Postar um comentário